Brazilian Bass? Os melhores plugins para as linhas de baixo.

Ultimamente, o termo Brazilian Bass ganhou força. Não importa que tipo de música você faça, uma boa linha de baixo é essencial. A publicação Fact Mag, por meio de seu editor Scott Wilson, selecionou sete dos melhores plugins de baixo para criar arpejos profundos e linhas de baixo poderosas.

Nem todo mundo pode pagar por hardware, mas graças à variedade de sintetizadores de software disponíveis, um computador pode oferecer uma alternativa valiosa. Embora o software de produção possa criar sons de baixo, há uma categoria inteira de plugins dedicada especificamente a isso. Alguns plugins usam osciladores que podem ser modificados como um sintetizador analógico tradicional, outros utilizam instrumentos reais e alguns usam uma combinação de ambos. Muitos são modelados a partir de hardware real, como o Roland TB-303, mas alguns dos melhores são baseados em designs originais, como o Cyclop da Sugar Bytes.

Brazilian Bass Line

Como em qualquer categoria de software de produção musical, há inúmeras opções no mercado. Abaixo estão sete dos melhores VSTs, de acordo com a renomada Fact Mag, variando de réplicas vintage a dispositivos futuristas com recursos de modulação extravagantes. A maioria deles pode ser comprada por cerca de US$ 99, mas se você quiser experimentá-los primeiro, há demos gratuitas disponíveis. Brazilian Bass ou não, o segredo é mergulhar nas possibilidades de criar produções de baixo cada vez mais impressionantes.

1. Minimoog Model D da Moog

O Minimoog Model D da Moog estreou em 1969 e, embora a empresa sediada em Asheville tenha relançado o sintetizador em 2016, ele continua relativamente caro para a maioria das pessoas. Felizmente, a versão de software da Arturia parece fantástica e custa uma fração do preço.

O Mini V não só se assemelha ao original, mas foi criado em parceria com Bob Moog. Ele pode até mesmo replicar o famoso filtro da Moog. Ele também inclui muitos recursos extras, como um filtro vocal para sons de fala do sintetizador, um gravador de movimento para criar predefinições incomuns e uma opção polifônica.

2. SH-101 da Roland

Lançado em 1982, o estiloso SH-101 da Roland é um clássico de todos os tempos, especialmente para criar linhas de baixo. Embora monofônico, ele não tem um pouco da espessura do Minimoog, mas tem qualidades ainda mais valorizadas pelos produtores hoje. Não é nenhuma surpresa que um modelo usado possa custar até US$ 800.

O Bassline-101 da TAL oferece aos fãs desse som uma emulação sólida e acessível do sintetizador. Até mesmo o painel frontal é amigável e inclui alguns aprimoramentos. O sequenciador integrado do SH-101 tem uma interface gráfica com até 96 etapas, enquanto o recurso Filter-FM permite que o sintetizador use uma forma de onda do oscilador como uma fonte de modulação para o corte do filtro — algo impossível com o original. O Bassline-101 pode não ser tão complexo quanto o Massive da Native Instruments, mas sua simplicidade o torna ideal para iniciantes.

3. Substância por saída

Substance é um instrumento baseado em saída e baseado em amostra que combina até três camadas de som para criar baixos monstruosos. Ele pode produzir tudo, desde grandes explosões até sons acústicos sutis e arpejos analógicos. Mais importante, é incrivelmente fácil de usar. Há muitas opções se você quiser se aprofundar no ajuste de filtros e efeitos, mas os parâmetros mais importantes são facilmente acessíveis na primeira página, permitindo que você modifique rapidamente elementos-chave como ruído, forma e tom.

4. Massive da Native Instruments

Desde 2007, o Massive continua sendo uma das ferramentas de baixo mais populares disponíveis. Muitos produtores do chamado estilo Brazilian Bass usam essa ferramenta. Em vez de se inspirar diretamente em hardware antigo, o Massive usa uma combinação de tecnologias, incluindo síntese de tabela de ondas e uma interface de modulação simples de arrastar e soltar para programação.

O dubstep comercial e o EDM provavelmente não soariam como soam sem a influência do Massive. No entanto, ele é capaz de muito mais: é um sintetizador flexível capaz de criar graves tradicionais, texturas semelhantes a Moog e muito mais.

5. Bass Line 3 da Audiorealism

O icônico Roland TB-303 está disponível novamente em hardware, graças à reedição do TB-03 da Roland, mas ainda há um lugar para o VST Bass Line da Audiorealism. Junto com o Rebirth e o x0xb0x, ele oferece uma das melhores maneiras de obter graves 303 sem gastar uma pequena fortuna no eBay. Mesmo agora, ele tem vantagens sobre o hardware, graças a recursos úteis como o analisador de ondas, que transcreve automaticamente os padrões 303. No entanto, é a sensação prática do Bass Line 3 que o torna um vencedor. Todos os parâmetros familiares, incluindo corte e ressonância, estão presentes e facilmente mapeados para um controlador MIDI.

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